XVII Mostra Estadual do Ciclo Natalino celebra a cultura cearense com Pastoril e Reisados

Grupos de Canindé e Itatira se destacam em evento cultural que reúne tradições natalinas do estado

O Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, recebe nos dias 4 e 5 de janeiro a etapa final da XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024. O evento celebra a riqueza cultural do estado com o tema “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais”. A programação gratuita reúne 16 grupos selecionados de diversas regiões, promovendo apresentações de pastoril, reisados, bois, lapinhas vivas, presépios, e outras manifestações populares.

Destaques locais

Entre os grupos participantes estão o Pastoril Estrela de Ouro, de Canindé, e o Pastoril Menino Deus, de Itatira.

Pastoril Estrela de Ouro: Fundado em 2010 e sediado no bairro Santa Luzia, em Canindé, o grupo é composto por 20 jovens e artistas locais. Ao longo de 10 anos, mantém viva a tradição do pastoril na cidade, fortalecendo a autoestima, criatividade e senso de coletividade.

Com trajes coloridos, sorrisos e muita dedicação, o Pastoril Estrela de Ouro encanta e mantém viva a tradição natalina em Canindé.


Pastoril Menino Deus: Com mais de 40 anos de história, o grupo de Itatira foi resgatado pela professora Elizete Paulino em 1978. Atualmente, conta com 35 integrantes de diversas idades, promovendo uma verdadeira interação comunitária e mantendo a vivacidade da passagem do nascimento de Jesus.

Na IV Mostra de Natal de Itatira, o grupo emocionou o público com suas danças, e os cantos beleza da tradição que celebram o nascimento de Jesus.

Programação personalizada

Além das apresentações artísticas, a Mostra Estadual oferece exposições de presépios, feira de economia criativa e a exposição fotográfica “Cine Tradições Natalinas”. Pesquisadores contratados pela Secretaria da Cultura do Ceará também participam do evento, registrando dados para fortalecer as políticas culturais do estado. O evento faz parte de uma iniciativa do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares e a EnCena Produções.

Local: Complexo Cultural Estação das Artes
Data: 4 e 5 de janeiro
Horário: 17h às 22h (sábado) e 10h às 15h (domingo)
Entrada: Gratuita, sujidade à lotação




Comentários

Postagens mais visitadas