IV Mostra de Natal de Itatira: Tradição e emoção no primeiro dia do evento


Apresentações culturais encantam público e destacam a riqueza do sertão no Natal


A Praça Matriz de Itatira foi palco de uma noite inesquecível nesta sexta-feira (27), com o início da IV Mostra de Natal. O evento celebrou as tradições natalinas do sertão cearense com apresentações marcantes de reisados, pastoris e outras manifestações culturais, encantando o público presente. O primeiro dia contou com um cortejo vibrante pelas ruas de Itatira, culminando na Praça do Fórum para a abertura oficial com a Banda de Música Lúcia de Fátima Assunção Melo. 

Entre os destaques da programação, estiveram os reisados, Boi dos Caretas (Itatira), Boi Catingueiro (Itatira) e Filhos do Sertão (Canindé), além dos pastoris Estrela Translúcida e Estrela de Ouro, ambos de Canindé. Segundo Erivan Batista, líder do Reisado Boi dos Caretas, “participar deste evento é uma forma de manter viva a cultura popular e levar alegria às pessoas. A Mostra é um espaço de valorização das nossas raízes.”








A programação também incluiu uma feira de comida e artesanato, destacando a produção local e fortalecendo a economia criativa da região. Para Ilzenir Germano, do Reisado Boi Catingueiro, a emoção foi única: “Ver a comunidade reunida, vibrando com cada apresentação, é o que nos motiva a continuar. O sertão precisa de eventos como este para preservar sua história.”

Lennon Lopes, produtor da Mostra, celebrou o sucesso do evento: “Esta Mostra é uma conquista coletiva, que só foi possível graças ao esforço da comunidade, do apoio da Prefeitura e do incentivo da Secretaria da Cultura do Ceará. É uma honra promover um evento que fortalece nossas tradições e emociona tantas pessoas.”









HOMENAGENS

A edição deste ano da Mostra também reservou um momento para homenagear antigas participantes e coordenadoras do Pastoril em reconhecimento ao legado cultural que ajudaram a construir na região. As homenagens destacaram a importância da preservação dessa tradição nas festividades natalinas, ressaltando o impacto dessas mulheres na manutenção e fortalecimento da identidade cultural de Itatira. Entre as homenageadas estavam as coordenadoras Edineusa Gomes, representantes de Gláucia Oliveira (in memória) e Diana Magalhães (in memória), além das primeiras pastorinhas Socorrinha Alencar e Maura Bastos.







O que vem por aí no segundo dia

Neste sábado (28), a Mostra continua com dois momentos especiais. Às 16h, o CRAS de Itatira receberá uma oficina de confecção de estandartes, conduzida pelo Mestre Martônio Holanda. Às 18h, no Museu de Itatira, será inaugurada a exposição em homenagem aos 46 anos do Pastoril Menino Deus.

À noite, a partir das 19h, as apresentações culturais seguem com uma fábula natalina e os pastoris Menino Deus (Itatira), Estrela do Oriente (Canindé) e A Caminho de Belém (Canindé), além da continuidade da feira de comida e artesanato.

A IV Mostra de Natal de Itatira é uma realização da Associação Comunitária Menino Jesus de Alegre II, com apoio da Prefeitura de Itatira, do Departamento de Cultura e do Museu de Itatira, através do Edital para Mostras Natalinas da Secretaria da Cultura do Ceará(Secult-Ce).

Comentários

  1. Parabéns, Lennon e toda equipe pelo lindo, importante e necessário evento de preservação da nossa cultura.
    Fundação Bernardo Feitosa- Tauá.

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz em ver que o Festival de Arte e Cultura da Assembleia Legislativa do Ceará reverbera nas veredas do nosso sertão cultural. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas