Projeto "Cantando e Contando" levará magia da literatura infantil para Itatira
![]() |
A iniciativa estimulará a inclusão e o hábito da leitura por meio de narrativas envolventes e dinâmicas interativas. |
Em outubro de 2024, o projeto Cantando e Contando na Literatura Infantil Popular transformará o cenário cultural e educativo de Itatira, levando a magia da literatura e da contação de histórias para um público diversificado. Idealizado e produzido pela professora e contadora de histórias Reginalda Alencar, a iniciativa foi selecionada pelo Edital Vozes Plurais: Bibliotecas Comunitárias, Circulação e Difusão Literária e contará com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, da Lei Federal Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), da Secretaria de Educação, do Departamento de Cultura e da Prefeitura de Itatira.
Com um olhar inclusivo e acolhedor, o projeto terá como público-alvo crianças da educação infantil da rede pública, usuários de bibliotecas e crianças autistas, garantindo uma experiência enriquecedora e acessível para todos. As atividades acontecerão em espaços estratégicos do município: na sede de Itatira, as ações serão realizadas na Biblioteca Municipal Antônio Barbosa da Silva e no Centro de Educação Infantil Chave do Saber; já no distrito de Lagoa do Mato, as atividades ocorrerão na Biblioteca Municipal Hermengildo Guerra e no Centro de Educação Infantil José Augusto Lobo.
Inclusão e incentivo à leitura
A programação proporcionará uma imersão no universo dos contos, estimulando a criatividade, o diálogo e a inclusão social. Além de democratizar o acesso à leitura, o projeto fortalecerá os laços comunitários e celebrará a diversidade, incentivando o desenvolvimento integral das crianças e a valorização das expressões culturais locais.
O Cantando e Contando na Literatura Infantil Popular reafirmará o compromisso com a educação e a cultura, transformando bibliotecas e centros de ensino em espaços de imaginação e aprendizado. A iniciativa mostrará como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social, deixando um legado de encantamento e descobertas para as crianças de Itatira.
Comentários
Postar um comentário